Alojamento Conjunto

Internações Puerperais

A internação no 2º andar em alojamento conjunto se dá sempre via Centro Obstétrico ou Centro Cirúrgico, salvo alguns casos de parto domiciliar, em ambulância, etc. A internação da puérpera será acompanhada pelo médico obstetra de plantão.

O tempo de permanência hospitalar para parto normal sem intercorrências é de aproximadamente 24 horas, e para parto cesárea, 48 horas.

O atendimento no 2° andar é realizado pelas enfermeiras hospitalares, técnicas de enfermagem e equipe médica obstétrica.

 ORIENTAcaO SOBRE AMAMENTAcaO

A equipe de enfermagem é responsável por agendar o retorno da puérpera ao posto de saúde de origem, a consulta ao pediatra e o exame do pezinho no prazo máximo de 10 dias, dar as orientações necessárias e encaminhar a gestante após a alta hospitalar à recepção. A enfermagem auxilia no banho, no curativo em casos de cesárea, administra a medicação, recolhe as queixas e repassa ao médico, caso necessário.

O 2° andar é composto por 16 leitos de internação (divididos entre as internações puerperais e pediátricas do berçário) e o Posto de Enfermagem.

Após o parto, a puérpera tem direito a acompanhante por 24 horas, caso seja sua vontade. O horário da visita é estendido e liberado para os demais familiares.

ORIENTAcaO ALEITAMENTO