UCI e Mãe Canguru

Unidade de Cuidados Intermediários

e Mãe Canguru da Gota de Leite

O Ministério da Saúde, através da portaria Nº 930 de 2012, definiu diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido (RN) grave. As unidades neonatais foram divididas de acordo com as necessidades do cuidado, prevendo estruturas de diferentes níveis de complexidade para atender de forma continuada e progressiva os recém-nascidos que precisam de acompanhamento, sendo assim classificadas: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

A UCI é uma unidade semi-intensiva, destinada aos recém-nascidos com risco médio de complicações e que necessitam de assistência contínua. Muitos pacientes admitidos na UTI podem ser direcionados para uma UCI, que dispõe dos recursos necessários para o atendimento do paciente crítico com a mesma qualidade de uma UTI, associados à otimização dos recursos humanos e tecnológicos.

Já a unidade Canguru acolhe a mãe e o filho, permitindo o contato pele a pele entre os dois (através do método Canguru), com o objetivo de aproximar, reforçar os laços de carinho, de cuidado, repouso e de permanência no mesmo ambiente até a alta hospitalar.

A admissão na UCI e no leito Mãe Canguru deverá ser via UTI Neo e Berçário.

O setor contém nove leitos de UCI e três leitos Mãe Canguru. O atendimento é realizado por equipe de enfermagem, médicos pediatras, fisioterapeutas, equipe multidisciplinar (nutricionista, farmacêutica, psicóloga e assistente social) e pessoal técnico para a higiene e limpeza, com o apoio do setor de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

A amamentação é estimulada como forma de proteção contra infecções, regurgitações alimentares e para manter o vínculo do recém-nascido com sua mãe. Nos casos em que não é possível amamentar, haverá o apoio do Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite.

Ambas as unidades foram inauguradas no dia 31 de agosto de 2015 e, em breve, iniciará suas atividades.

FOTOS GOTA 215

LEITO MAE-CANGURU

LEITOS MAE-CANGURU

UCI- 01

UCI

UNIDADE MAE CANGURU

DominoQQ slot pro thailand https://slotgacormax.win/ https://wwwl24.mitsubishielectric.co.jp/ daftar judi online judi bola online judi bola resmi
Pular para o conteúdo judi Slot88 slot terbaik server gacor jackpot gacor slot88